

Fisioterapia
Dermato Funcional
A fisioterapia dermatofuncional utiliza a terapia para tratar disfunções estéticas no corpo humano. A área tem um amplo estudo sobre os tecidos humanos, suas características e funcionamento. Esse segmento une o bem-estar físico e estético dos pacientes. Por conta disso, as características dermatológicas individuais de cada pessoa são levadas em consideração durante o tratamento.
O segmento foi reconhecido como uma das áreas da Fisioterapia em 2009 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), através da Resolução 362/2009. De acordo com o documento, a atividade pode ser exercida exclusivamente pelos profissionais da área.
​
O fisioterapeuta dermato funcional está apto para atuar com tratamentos de celulites, estrias, flacidez, gordura localizada e ações em períodos pré e pós-operatório. Ele atua de modo a evitar que distúrbios dermatológicos afetem de modo irreparável a saúde do paciente. Também faz parte do trabalho a atualização de recursos de aplicação, sejam eles térmicos, mecânicos ou elétricos.
A fisioterapia dermato funcional abrange ainda:
- Massagem
- Drenagem linfática
- Bambuterapia
- Massoterapia
- Aplicação de Tapping
- Massagem Pós-Cirúrgica
A fisioterapia dermato funcional também é indicada para o tratamento de envelhecimento da pele, queimaduras, úlceras de pressão e estrias cutâneas. O fisioterapeuta define as melhores práticas para reduzir edemas na pele, promover o desaparecimento de hematomas, favorecer a redução de gordura localizada, melhorar a hidratação, entre outros benefícios.
